Teresina

Teresina
Fotografia e Design

domingo, 9 de agosto de 2009

Canyon
do
Rio Poty
O Canyon do Rio Poty, alto canyon se dá onde o rio corta a serra da Ibiapaba entre o Ceará e o Piauí formando o canalão por onde o rio Poty corre estreito entre monumentais paredões de aproximadamente 40 metros e podendo chegar a mais de 50 metros de altura originando estranhas e belas formas, chegando a formar cavernas e abrigos naturais, muito utilizados pelos pescadores. Em grande parte de sua extensão existem inscrições gravadas em baixo relevo nas rochas, formando diversas figuras e desenhos de animais.



No médio canyon, sua porta de entrada se dá pelo município de Castelo do Piauí e fica situado no município de Buriti dos Montes onde se encontra a Cachoeira da Lembrada, com corredeiras fortes. O canyon do rio Poty é excelente para a prática de esportes radicais, como canyonismo, rapel, canoagem, e trecking, dentre outros. Também é ideal para campings.
Uma paisagem de indescritível beleza que se encontra ainda semidesconhecida, sendo um local que abriga um relevo, flora e fauna que precisam ser preservados por lei.
O canyon do rio Poty ainda é pouco conhecido, mas sua beleza já atrai ecoturistas e aventureiros de várias partes do país e inclusive do exterior. Todos interessados em desfrutar desta beleza selvagem e também para pesquisar as inscrições rupestres, bem como a fauna, a flora e suas características geológicas.

Inscrições Rupestres
Algumas rochas possuem inscrições rupestres muito antigas, pois estas foram esculpidas em baixo-relevo nas pedras das encostas. Toda esta preciosidade encontra-se ainda semi-desconhecida, sendo visitada apenas por pescadores e ecologistas que enfrentam as rústicas tr
ilhas de difícil acesso.


Foto: Benedito Rubens





























PEDRA DO CASTELO: O Farol do Holoceno
Situada na entrada oeste do cânion do rio Poty, a menos de 02 km de sua margem esquerda, este imponente monólito arenítico, com dimensões de 03 hectares e altura média de 20 Mt, serviu como marco referencial para os povos migradores do holoceno. Pinturas rupestres associadas à tradição agreste e gravuras itacoatiaras encontradas no entorno do cânion atestam tal fato. Os primeiros colonos portugueses, pós 1500 DC, quando a avistaram denominaram-na Pirâmide de Marvão, em alusão ao famoso Castelo Lusitano do Marvão, no Alto Alentejo, fronteira com a Espanha. Cruzes e o achado de ossos humanos indicam seu aproveitamento, também, com fins funerários. Dado ao componente místico que a cerca, desde séculos atrás, romeiros de diversas regiões a visitam na crença de que o monumento é milagroso, raspam-lhe a rocha para o preparo de um chá, que ingerido opera milagres. Em um de seus salões internos, centenas de ex-votos expressam a gratidão do devoto pelas graças alcançadas. Desde julho de 2007, a Pedra do Castelo, que deu origem ao nome do município em que está inserida, passou a ser preservada por meio de uma Unidade de Conservação Municipal com 268 hectares. Assim como todo o sempre, a Pirâmide do Marvão encanta quem a visita, de tal forma que sua imagem fica retida, eternamente, na memória do incauto observador. Benedito Rubens


Informações adicionais

O Canyon do Poty é umas das feições naturais do Estado do Piauí, situado no município de Buriti dos Montes. Lá é possível chegar por duas rotas principais, uma partindo de Juazeiro do Piauí e outra por Castelo do Piauí, ambas por estradas vicinais. O Rio Poty anteriormente era chamado de Itaim-Açu, mas na carta de Gallucio de 1760 já estava denominado Poty. Ao longo deste rio existem fazendas doadas como sesmarias pela coroa portuguesa no século XVIII (conhecendo o Piauí/Estação Piauí, 2009). O Canyon foi formado pela erosão mecânica que as águas do Rio Poty proporcionaram ao cortar os sedimentos da Formação Cabeças, depositada no período Devoniano durante a Era Paleozóica, coisa de 400 milhões de anos atrás. Aparentemente o Rio Poty estabaleceu seu leito natural aproveitando uma falha tectônica conhecida como Lineamento Transbrasiliano, que corta o Brasil desde Sobral até o Mato Grosso. O rio corta o sistema de serras da Ibiapaba e no trecho entre a Cacheira da Lembrada e o Canyon da Pedalta é onde se estabelece o Canyon do Rio Poty, embora ele apresente-se escarpado também por outros trechos até sua foz em Teresina. O melhor período para visitar é depois das chuvas entre julho e dezembro. O local é indicado para prática de esportes de aventura como Rappel, Canoagem, ciclismo e trekking, lembrando que não há estrutura de apoio ao visitante fazendo do local perfeito para um acampamento selvagem.



Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Você precisava mesmo de um espaço para divulgar suas fotos, sua arte, seus projetos. Meus dois blogs já estão seguindo o seu.
    Meus blogs:
    condatur.wordpress.com
    portugalmarvaobrasil.blogspot.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir