Teresina

Teresina
Fotografia e Design

sábado, 26 de setembro de 2009

Rio Poty - Floresta Fóssil - Crustácios - Teresina


Orla em volta de um dos troncos já retirado por evasão das enchentes.

Floresta Fossilisada com troncos em pé, em Teresina no último inverno de 2009, as forças das águas deixaram à mostra detalhes da Floresta que não eram visívéis, dentre elas estão estas orlas que circulavam as árvores marcando a sedimentação que ocorreu a Petrificação em torno de seu tronco.


Orla em volta de um dos troncos já retirado por evasão das enchentes.
Detalhe um tronco mostrando a parte central da madeira fóssilisada.


Reconstituição de um tronco já arrancado por erosão das enchentes.


Troncos da floresta fossilizada às margem do Rio Poty em Teresina


Crustácios do Rio Poty
Camarão Poty (Azul Cobalto)


Camarão depois de cuzido, fica vermelinho.

Crustácio que habita o Rio Poty nas regiões onde há corredeiras ou águas em movimentos fazendo a oxigenação entre as rochas, em Teresina no Parque Ambiental Floresta Fóssil ás margens do rio com elevação um pouco acima formando leves corredeiras, os pescadores de camarões mergulham e quando são habilidosos conseguem pegar vários camarões num único mergulho, técnica que vai colocando os camarões entre os dedos, este camarão tem cor azul cobalto quando jovens e ficando mais escuros quando adultos.

Camarão Poty (Branco)

Camarão pequeno branco-transparente, diferente do Azul Cobalto ele vive tanto no leito do rio como nas águas paradas das lagoas ás suas margens, em Teresina os rios Poty e Parnaíba existem inúmeras lagoas que servem de filtro absorventes de águas provenientes das chuvas que descem para o seu leito, estes camarões são pescados usando redes ou pequenas armadilhas chamadas de gaiolas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Teresina além de quente e linda é também riquicima na sua fauna e flora, a prova disso é a floresta fóssil cituada as margens do rio Poty, porém o descaso é um problema sério que precisa ser tratado com mas respeito e atitude do ógão municipal, pois lá estão fósseis de árvores que já não existem mais em nem um outro lugar do Brasil, sem contar que estão conservadas na sua posição natural.No mais o local é lindo,mas precisa de um pouco mais da atenção e respeito dos cidadãos de Teresina, afinal o que é nosso é de todos.

    ResponderExcluir
  3. eu conheco esse camarao cascudo ai aqui ES CACHOEIRO a gente chama ele de camarao cavalo olha as patinhas dele da frente

    ResponderExcluir