Teresina

Teresina
Fotografia e Design

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Serra do Jatobá


Aglomerado rochoso situado ao sul do município de Castelo do Piauí e margeado pela borda do impacto onde caiu um meteoro há milhares de anos com dimensões superior a 20 km de diâmetro, ali há registro da presença de civilizações pré-históricas como o Morro do Jatobá onde deixaram painéis rupestres e até uma urna contendo ossadas ainda não pesquisada, já na Serra do Jatobá existem várias formações dentre elas um magestoso paredão que mais parece uma ruína de uma antiga edificação contendo uma abertura chamado de Pedra Furada.

domingo, 9 de agosto de 2009

Canyon
do
Rio Poty
O Canyon do Rio Poty, alto canyon se dá onde o rio corta a serra da Ibiapaba entre o Ceará e o Piauí formando o canalão por onde o rio Poty corre estreito entre monumentais paredões de aproximadamente 40 metros e podendo chegar a mais de 50 metros de altura originando estranhas e belas formas, chegando a formar cavernas e abrigos naturais, muito utilizados pelos pescadores. Em grande parte de sua extensão existem inscrições gravadas em baixo relevo nas rochas, formando diversas figuras e desenhos de animais.



No médio canyon, sua porta de entrada se dá pelo município de Castelo do Piauí e fica situado no município de Buriti dos Montes onde se encontra a Cachoeira da Lembrada, com corredeiras fortes. O canyon do rio Poty é excelente para a prática de esportes radicais, como canyonismo, rapel, canoagem, e trecking, dentre outros. Também é ideal para campings.
Uma paisagem de indescritível beleza que se encontra ainda semidesconhecida, sendo um local que abriga um relevo, flora e fauna que precisam ser preservados por lei.
O canyon do rio Poty ainda é pouco conhecido, mas sua beleza já atrai ecoturistas e aventureiros de várias partes do país e inclusive do exterior. Todos interessados em desfrutar desta beleza selvagem e também para pesquisar as inscrições rupestres, bem como a fauna, a flora e suas características geológicas.

Inscrições Rupestres
Algumas rochas possuem inscrições rupestres muito antigas, pois estas foram esculpidas em baixo-relevo nas pedras das encostas. Toda esta preciosidade encontra-se ainda semi-desconhecida, sendo visitada apenas por pescadores e ecologistas que enfrentam as rústicas tr
ilhas de difícil acesso.


Foto: Benedito Rubens





























PEDRA DO CASTELO: O Farol do Holoceno
Situada na entrada oeste do cânion do rio Poty, a menos de 02 km de sua margem esquerda, este imponente monólito arenítico, com dimensões de 03 hectares e altura média de 20 Mt, serviu como marco referencial para os povos migradores do holoceno. Pinturas rupestres associadas à tradição agreste e gravuras itacoatiaras encontradas no entorno do cânion atestam tal fato. Os primeiros colonos portugueses, pós 1500 DC, quando a avistaram denominaram-na Pirâmide de Marvão, em alusão ao famoso Castelo Lusitano do Marvão, no Alto Alentejo, fronteira com a Espanha. Cruzes e o achado de ossos humanos indicam seu aproveitamento, também, com fins funerários. Dado ao componente místico que a cerca, desde séculos atrás, romeiros de diversas regiões a visitam na crença de que o monumento é milagroso, raspam-lhe a rocha para o preparo de um chá, que ingerido opera milagres. Em um de seus salões internos, centenas de ex-votos expressam a gratidão do devoto pelas graças alcançadas. Desde julho de 2007, a Pedra do Castelo, que deu origem ao nome do município em que está inserida, passou a ser preservada por meio de uma Unidade de Conservação Municipal com 268 hectares. Assim como todo o sempre, a Pirâmide do Marvão encanta quem a visita, de tal forma que sua imagem fica retida, eternamente, na memória do incauto observador. Benedito Rubens


Informações adicionais

O Canyon do Poty é umas das feições naturais do Estado do Piauí, situado no município de Buriti dos Montes. Lá é possível chegar por duas rotas principais, uma partindo de Juazeiro do Piauí e outra por Castelo do Piauí, ambas por estradas vicinais. O Rio Poty anteriormente era chamado de Itaim-Açu, mas na carta de Gallucio de 1760 já estava denominado Poty. Ao longo deste rio existem fazendas doadas como sesmarias pela coroa portuguesa no século XVIII (conhecendo o Piauí/Estação Piauí, 2009). O Canyon foi formado pela erosão mecânica que as águas do Rio Poty proporcionaram ao cortar os sedimentos da Formação Cabeças, depositada no período Devoniano durante a Era Paleozóica, coisa de 400 milhões de anos atrás. Aparentemente o Rio Poty estabaleceu seu leito natural aproveitando uma falha tectônica conhecida como Lineamento Transbrasiliano, que corta o Brasil desde Sobral até o Mato Grosso. O rio corta o sistema de serras da Ibiapaba e no trecho entre a Cacheira da Lembrada e o Canyon da Pedalta é onde se estabelece o Canyon do Rio Poty, embora ele apresente-se escarpado também por outros trechos até sua foz em Teresina. O melhor período para visitar é depois das chuvas entre julho e dezembro. O local é indicado para prática de esportes de aventura como Rappel, Canoagem, ciclismo e trekking, lembrando que não há estrutura de apoio ao visitante fazendo do local perfeito para um acampamento selvagem.



sábado, 8 de agosto de 2009

Piauí - Belezas e Mistérios























Polígonos Arenosos, detalhe das formações durante eras glaciais.


Lugares Misticos do Brasil, o Piauí é assim, formações rochosas que datam milhares de anos como os polígonos arenosos, os painéis rupestres, o Cânion do Rio Poty que corta a serra da Ibiapaba e desce até se juntar ao rio Parnaíba em Teresina, capital do estado.
Cenários de rara beleza que nos remete ao misterioso encontro da natureza e o mundo do desconhecido.



Arte Tapuio
























Arte Tapuio, marca usada nas peças cerâmicas.

Arte Tapuio, estilo artístico artesanal baseado em rochas encontradas nas regiões onde habitaram as nações Tapuyes, nordeste do Brasil. Ali foram encontrados vestígios da presença de várias civilizações pré-históricas, sendo assim, um elemento forte e sugestivo para surgir das rochas uma arte refinada que nos remete ao passado unindo rusticidade e elegância aos nossos dias atuais.


Jóias




Dos segmentos da Arte Tapuio, surgem também as jóias, que são referências de pinturas rupestres encontradas nas regiões de Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio, elas foram redesenhadas com alto padrão, estilo e beleza, nelas são usadas 2 tipos de gemas raras; Opalas e Quartzo Rutilado, ambas com beleza incomum. Além das jóias criamos também um pólo cerâmico com texturas e gravuras em baixo e alto relevo, contendo os elementos dos artistas da época.